quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
RELATO DE PROJETOS DE TRABALHO”

AULA N°3: PROJETO “OS JARDINS DE MONET”
Iniciamos a atividade relembrando as descobertas realizadas na aula anterior, onde lemos um texto trazido por um aluno afirmando ter encontrado novas informações sobre Monet na internet. As crianças interagiram recordando:

- Naquele dia a gente viu que ele nasceu em Paris.
- É na França.
-Ele fazia caricaturas.
-Ele era danado, os professores não gostavam disso.
-Ele fez um barco-estúdio, quando via alguma coisa bonita lá do rio, ele parava e pintava.

Após este momento fizemos a leitura de trechos de do livro da coleção “ Mestre das Artes- Monet” usando Datashow e slide. Nesta ocasião as crianças puderam perceber como surgiu o interesse do artista em realizar pintura ao ar livre, o fato da invenção da tinta a óleo ter facilitado essa estratégia, as dificuldades enfrentadas pelo artista ao pintar ao ar livre e também realizaram a apreciação de uma tela retratada por Monet.

- Eu tô vendo uma água que parece transparente!
- A água é pintada de preto, mas parece transparente.
- É por que ele pintou a luz do sol na água, por isso parece transparente.
As crianças fizeram comentários surpreendentes a partir dos questionamentos feitos pela professora. Ao ler a ilustração de um trecho do livro uma criança comentou:

- Tem um menino aí que perguntou se tinha ventado muito e chamou Monet de pai. Já da pra descobrir que ele tinha filho, não é professora?

Comentários como este demonstram o foco das crianças na busca de respostas para os levantamentos realizados na pré – atividade, confirmando que o trabalho com a pedagogia de projetos compromete a criança na pesquisa construção de conhecimentos.
Na sequencia falamos da existência de uma tela belíssima pintada pelo o artista, o “Bouquet de soleils”. Usando Datashow e internet apresentamos rapidamente a tela projetada, mostrando como acessá-la no computador, as crianças depois foram convidadas a acessarem a internet e localizarem a tela do artista usando o google imagens.

Ah! Professora eu já sei! Eu sei mexer sozinho no computador.

Neste momento pudemos perceber que o nível de entrosamento das crianças com essa tecnologia varia muito, pois enquanto alguns com muita autonomia e desenvoltura operavam a máquina e até auxiliavam colegas, outros com certo receio e timidez solicitavam ajuda. A escrita com teclado foi um dos grandes desafios para boa parte da turma.

- Professora onde está o Q!
- Eu não estou achado o S!
- Procurem com calma, todas as letras estão aí.

Com as crianças em frente aos computadores fizemos a apreciação da tela partindo de questionamentos:

- Vocês acham que essa tela foi pintada ao ar livre?

- Não foi tem uma parede atrás.
- Tem uma toalha embaixo!
- Não é toalha não e uma almofada!
- Professora é uma mesa com uma toalha.

- Que tipo de planta é essa? Vocês já viram uma planta dessas? Que partes esta planta possui?

-É um girassol. Aqui na escola tem.
-Eu acho que essa planta aí tem raiz, ela fica plantada com areia no jarro.
- Mas também quando coloca no jarro, só corta o galho com a flor e coloca água no jarro.
- Essa folha do girassol tá caída, eu acho que é por que ela não tem raiz e ai não chupa água.
- É por que tá dentro da casa e não tem sol.
- O girassol da escola tem a cor diferente, ele pintou coma amarelo escuro e claro.

Cultivaremos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar, de fazer conhecer ao redor de si seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos e suas esperanças. Assim, aprender a ler, a escrever, a se familiarizar com o essencial daquilo que chamamos de cultura será para ela função tão natural quanto a de aprender a nadar.” (Freinet)
Depois para apreciarmos a tela de Monet, as crianças foram convidadas a representar suas próprias telas do Bouquet de soleils” (Buquê de Girassóis) retratando os girassóis plantados no canteiro da escola. Combinamos o passo-a-passo para a pintura da tela e os cuidados com a limpeza do espaço durante a pintura. As crianças foram questionadas e refletiram sobre os procedimentos necessários para produção da tela e o que poderiam fazer para manter o ambiente limpo.

No dia seguinte, usando tinta guache e pincel as crianças pintaram suas próprias telas em duplas, foi uma satisfação enorme! Forrando o chão com jornal, compartilhando copinho e flanelinha de limpeza do pincel, (tudo que foi combinado coletivamente no dia anterior), demonstraram maior capacidade de organização e seleção de meios e materiais antes de iniciar os trabalhos, tendo em vista a adequação ao que desejar produzir e autonomia na conclusão do trabalho iniciado.
Após a secagem da tela fizeram o contorno do desenho usando lápis de cor preta. No final cada criança produziu sua tela partindo leitura da imagem, dos seus traços pessoais e escolha de cores e elementos. Nosso trabalho tornou – se rico e diversificado pela liberdade de criação.
Podemos afirmar que os momentos vivenciados permitiram a interdisplinaridade entre as disciplinas de arte e ciências, abordado conceitos, procedimentos e atitudes que configuraram um pequeno conjunto de saberes essenciais para o desenvolvimento, pois as crianças:
  • Conheceram fatos importantes da vida do artista ( Monet);
  • Apreciaram obra de arte buscando conhecer os procedimentos utilizados pelos produtores;
  • Avançaram na representação gráfica diversificada com relação aos variados suportes e meios (papéis, tintas);
  • Observaram partes das plantas representadas na obra "Bouquet de soleils";
  • Limparam e conservaram os materiais, o ambiente de trabalho sem solicitação e/ou ajuda do adulto;
  • Interagiram com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos;



Nenhum comentário:

Postar um comentário